Historias

PERSEU E MEDUSA

 Perseu era filho de Jupiter(Zeus) e dânae.Seu avo,Acrisio,assustado com a predição do oraculo,
no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte,determinou que
a mãe e o filho fossem encerrados numa arca,e esta colocada no mar.
A arca flutuou atè serifo,onde foi encontrada por um pescador,que levou a mãe e o filho
a polidectes,o rei do pais,que os tratou com bondade.Quando perseu tornouse homem,polidectes
mandou-o combater Medusa, um monstro terrivel que devastava o pais.Medusa fora outrora
uma linda donzela,que se orgulhava principalmente de seus cabelos,mas se atreveu a competir
com Minerva(atena),e a deusa privou-a de seus encantos e transformou as lindas mexedeiras em
horríveis serpentes.Medusa tornou-se um monstro cruel, de aspecto tão horrivel,que nenhum
ser vivo podia fità-la sem transformar em pedra .em torno da caverna onde ela vivia,viviam-se
as figuras petrificadas de homens e animais que tinham ousado contempla-la.Perseu,com apoio de
Minerva(atena),que lhe enviou seu escudo,e de Mercurio(hermes),que lhe mandou suas sandalias aladas
,aproximou-se de Medusa enquanto ela dormia e ,tomando o cuidado de não olhar diretamente para
o monstro,e simguiado pela imagem refletida no brilhante escudo que trazia,cortou-lhe a cabeça
e ofereceu a Minerva(atena),que passou a traze-la presa no meio da Èstige.








PERSEU E ATLAS

Depois de matar medusa,perseu,carregando a cabeça da gorgona,voou sobre a terra e sobre o mar
.ao anoitecer,atingiu o limite ocidental da terra,onde o sol se põe.sentirse-ia feliz de ali
descansar ate o amanheçer.era o reino de atlas,cujaestatura ultrapassava a de todos os outros homens
.possuia ele grande riqueza em rebanhos e não tinha vizinhosou rivais que lhe disputasse os bens.
seu maior orgulho,porem,eram os seus jardins,onde frutos de ouro pendiam de galhos tambem de ouro,ocultos
por folhas de ouro.
 -Vim como hospede-disse-lhe perseu.-Seuma origem ilustre,sabe que tenho jupiterpor pai.Se preferes feito valorozos,
sabe que venci a gorgona.procuro repouso e alimento.
 Atlas,porem,lembrou-sede que uma velha profecia o adivertia de que um filho dejove lhe roubaria
,um dia as maçãs de ouro.
 -Saia!-retrucou,portanto.-não seras protegido por tuas falsas pretensões de origem ilustre ou
feito gloriosos.
 Ao mesmo tempo,tratou de expulsa-lo.perseu,percebendo que o gigante era muito forte para ele,retrucou
 -uma vez que prezas tão pouco minha amizade,digna-te de receber um presente.
 E,virando o rosto para o lado,levantou a cabeça da gorgoa.O corpo enorme de atlas transformou-se em pedra.Sua barba
e seus cabelos tornaram-se florestas,os braços e ombros,rocheados,a cabeça,um cume e ossos,as rochas.
Cada parte aumentou de volume ate se tornar uma montnha e(assim quiseram os deuses)o céu,com todas as suas
estrelas,se apoiando en seus ombros.



Foram tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana, como enfrentar uma serpente de várias cabeças. Na mitologia greco-romana, Hércules era filho de uma mortal com Zeus, o chefe dos deuses. Seu nascimento provocou a ira de Hera, a esposa oficial de Zeus, que mandou duas serpentes matarem o recém-nascido. Este, porém, sem grande esforço, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma força descomunal. Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. Quando Hércules recuperou a razão, procurou o Oráculo de Delfos - o mais famoso templo de consulta às divindades gregas - para buscar orientação sobre como enfrentar a tragédia.
O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização das 12 famosas tarefas. "Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse das mortes que cometeu e, também, para elevá-lo à condição divina ao fim de sua jornada", diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Após o último trabalho, Hércules se casou com uma mulher chamada Dejanira. Numa viagem, o centauro Néssus tentou violentá-la e o herói o matou. Entretanto, antes de morrer e disposto a se vingar, Néssus disse a Dejanira que seu sangue era um elixir do amor e a aconselhou a guardar um pouco caso o marido deixasse de amá-la. Quando de fato Hércules se apaixonou por outra mulher, Dejanira mandou-lhe um manto com gotas do sangue de Néssus. Ao vesti-lo, o herói sentiu o veneno e percebeu que ia morrer.
Segundo a mitologia, seu corpo humano foi queimado numa pira, mas sua essência ascendeu ao Olimpo - a morada dos deuses. Apesar de tudo ser um mito, alguns historiadores suspeitam que a história de Hércules possa ter sido inspirada num homem real, que seria um poderoso líder escravizado por algum reino grego.
Tarefas colossais Herói enfrentou vários monstros e teve que limpar um gigantesco estábulo 1 - LEÃO DE NEMÉIA
Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto.
2 - HIDRA DE LERNA
Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal. Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas.
3 - JAVALI DE ERIMANTO
Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.
4 - CORÇA CERINÉIA
No monte Cerineu - também próximo da região da Arcádia - havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio.
5 - AVES DO ESTÍNFALE
Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.
6 - CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS
Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.
7 - TOURO DE CRETA
Por vingança, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo.
8 - ÉGUAS DE DIOMEDES
Diomedes - filho de Ares, deus da guerra - vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentava com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição.
9 - CINTO DE HIPÓLITA
Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha.
10 - BOIS DE GÉRION
Gérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus.
11 - POMOS DE OURO
As maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas - que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar.
12 - GUARDIÃO DO HADES
Cérbero, um cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules o capturou e, após mostrar Cérbero a Euristeus, devolveu o cão guardião ao inferno.

Um comentário:

  1. ola gostei do seu site e queremos que você faça parceria conosco com o IBCT
    o instituto brasileiro de Ciência e tecnologia
    caso aceite entre em contato

    ResponderExcluir